SITUAÇÃO DE CRISTIANO RONALDO E A SELECÇÃO NACIONAL – SIR ALEX FERGUSON
“Estou neste meio há muito, muito tempo. Treinei os maiores clubes, lidei com os maiores talentos e, se há uma coisa que oitenta e quatro anos de vida e quatro décadas de futebol nos ensinam, é a lidar com homens de elite. Observo o que se está a passar na Seleção portuguesa e, francamente, entristece-me ver uma gestão tão fraca de uma figura lendária.
Não se convoca Cristiano Ronaldo para uma selecção nacional, exibe-se por aí e depois trata-se como se fosse apenas mais um miúdo vindo da equipa B.
Se Jorge Jesus sabia, no fundo, que não tinha intenção de o utilizar, então porque o chamou? Para marcar posição? Isso não é autoridade, é insegurança.
O Cristiano não é um principiante. Não é o Yamal, não é o Endrick: é o Cristiano Ronaldo. Conheço este rapaz como a palma da minha mão. Contratei-o em 2003, quando tinha 18 anos, e conheço a dedicação absoluta, a ética de trabalho e a obsessão por vencer que lhe correm nas veias. Quando Jorge Jesus o convocou aos 41 anos, sabia muito bem com o que contava. Ninguém espera que um jogador de 41 anos jogue noventa minutos seguidos ou corra como corria no seu auge em Old Trafford.
Quando se tem um atleta deste calibre no plantel, é nosso dever geri-lo com sabedoria, tato e dignidade. Não se deixa no banco só para provar à imprensa quem manda. Um verdadeiro treinador não precisa de diminuir a sua estrela para afirmar a sua autoridade.
Se algumas pessoas se esqueceram do que o Cristiano fez pelo futebol português nos últimos vinte anos, o resto do mundo não se esqueceu. Aquele rapaz carregou uma nação inteira aos ombros durante duas décadas: os golos, os recordes, o Europeu, a confiança que devolveu ao seu país. Levou o futebol português ao topo do mundo.
Sejamos sensatos. O Cristiano tem quarenta e um anos. É a lei da vida, e o tempo passa por todos nós. Os minutos dele em campo têm de ser geridos. Haverá jogos em que pô-lo a titular não fará sentido tático. Não tenho problema nenhum com isso. Tive de fazer exatamente o mesmo com o Bryan Robson, o Steve Bruce, o Ryan Giggs e o Paul Scholes quando entraram na reta final da carreira. Nem sempre gostaram, mas respeitaram, porque foi feito com honestidade e cuidado.
Há uma enorme diferença entre gerir um ícone veterano com autoridade discreta e diminuí-lo publicamente. Se precisamos dele vinte minutos para desmontar uma defesa fechada, preparamos-lhe a cabeça para esses vinte minutos. Fazemos com que se sinta essencial naquele momento. Mas nunca deixamos que a idade de um homem nos impeça de ver a grandeza que ele ainda tem nos momentos decisivos.
Jorge Jesus tem de parar e pensar muito bem nisto. Na gestão de uma equipa, pode ganhar-se uma discussão ridícula com um jogador à terça-feira e, no sábado, já se perdeu a confiança de todo o balneário. Os treinadores vêm e vão, os torneios acabam, mas os jogadores nunca esquecem como foram tratados quando a sorte começou a mudar.
Não é preciso garantir-lhe a titularidade em todos os jogos, e nenhum jogador é maior do que a equipa. Preguei isso durante toda a minha carreira. Mas, depois de tudo o que Cristiano Ronaldo deu a Portugal, merece ser tratado com a dignidade e o respeito que o seu sacrifício exige”.




Post Comment